5 dicas antes de cotar um seguro de carro

5 dicas antes de cotar um seguro de carro

Em algumas seguradoras, cotar um seguro pode até ser simples, o que não é tão simples assim, é decidir em qual empresa fazer a cotação. Por que a gente sabe que a variedade do mercado é grande, e por isso, o risco de cotar com uma seguradora e se arrepender depois, é grande.

Vários fatores devem ser levados em consideração antes dessa etapa, então se você está perdido entre as opções e não sabe qual seguro cotar, calma! Quando você terminar de ler as dicas que listamos nesse artigo, com certeza vai ser o melhor direcionador e não terá dúvidas sobre qual é o melhor seguro para o seu perfil.

  1. Não deixe de pesquisar
    Talvez alguém tenha te recomendado um seguro e você esteja considerando fechar negócio com essa seguradora, sem antes ter visto a oferta das outras, disponíveis no mercado. Mas, principalmente se você não entende do assunto, é melhor fazer uma boa pesquisa, antes de bater o martelo.
    Se você procurar as opções que existem no mercado, vai saber que existem diferentes modalidades de seguro auto e que nem todas se encaixam no seu perfil. Pode ser que você precise parcelar o seu seguro em mais vezes do que a seguradora possibilita, ou a empresa não aceita muitas formas de pagamento, por exemplo.
    Outra coisa importante a ser avaliada, é a reputação da empresa no Procon, Reclame Aqui ou mesmo através de comentários nas redes sociais. Assim, você vai ter uma visão do que os clientes acham sobre a seguradora.
  2. Saiba do que você precisa
    Hoje em dia, no mercado de seguros, com a variedade de seguradoras 100% digitais, onde o cliente não precisa ficar restrito a um pacote específicos oferecidos pelas seguradoras tradicionais, quem quer contratar um seguro para proteger o carro, tem a opção de personalizar e criar o próprio pacote só com as coberturas e assistências que precisa.
    Se uma pessoa não usa o carro todos os dias e quer contratar uma assistência só para roubo, furto e eventos da natureza, é possível. Assim como alguém que usa o carro todos os dias pode escolher cobertura para colisão, perda total, roubo e furto, assistência 24h, assistência contra buracos, e outras assistências para manter o carro protegido contra inúmeras situações. Ou seja, fica a critério do segurado, não tem essa de pacote fechado.
    Então, se você ainda não tem certeza das suas necessidades, analise a sua situação. Onde você mora é perigoso? Você costuma circular por áreas de risco? enchentes são comuns no seu bairro? Questionamentos como estes te ajudarão a definir as assistências que o seu veículo precisa.
  3. Entenda para que serve cada cobertura
    Nas seguradoras convencionais, onde um pacote de coberturas e assistências é ofertado sem possibilidade de ser alterado, o cliente que deseja contratar, pode não precisar de tudo, ou mesmo nem saber para que serve cada cobertura, por isso, antes de fechar um seguro auto, entenda o que é cada uma delas, e em quais situações você está protegido, para não acabar pagando pelo que não vai usar
  4. Tire as dúvidas
    Na hora de cotar um seguro, sempre aparecem dúvidas, ainda mais se você estiver fazendo isso pela primeira vez. Então, por mais boba que pareça a sua pergunta, não deixe de questionar aos atendentes da seguradora, afinal, é um serviço pago que você vai contratar, então deve ter todas as informações possíveis para entender tudo o que você precisa sobre a empresa, os serviços oferecidos e até mesmo, o significados das nomenclaturas usadas nos documentos.
    O universo dos seguros conta com um vocabulário muito específico e técnico, com alguns termos que podem dificultar o entendimento, e mesmo que o significado seja algo simples, o cliente pode não compreender, e isso pode atrapalhar, futuramente, no momento em que ele precisar acionar o seguro, por exemplo.
  5. Faça uma cotação online
    Como já mencionado acima, existe a modalidade de seguros 100% online. Pode ser que a burocracia das seguradoras tradicionais esteja sendo uma barreira para você. E além disso, ainda tem o trabalho de encontrar um corretor de confiança, o que pode não ser tão simples, e isso atrasa a sua decisão ainda mais.
Preste atenção nestas dicas antes de cotar um seguro de carro

Mas saiba que numa autenticação digital, você não vai precisar passar por nada disso. Na NEO, por exemplo, dá para você fazer a sua cotação em menos de um minuto, sem papeladas e sem intermediários, é só você clicar aqui e fazer a sua cotação auto , e passar algumas informações de contato, e do veículo. Feito isso, você poderá simular e personalizar as coberturas e atendimentos que deseja, conforme a sua demanda, por um preço que não vai pesar no seu bolso.