Esses são os 10 carros mais roubados; se você tem um desses, precisa de Seguro Auto
Ao adquirir um carro, o comprador costuma levar vários critérios em consideração antes de escolher o modelo que vai para a garagem...
Ao adquirir um carro, o comprador costuma levar vários critérios em consideração antes de escolher o modelo que vai para a garagem, os aspectos avaliados não se limitam ao preço, mas, geralmente são: consumo, potência, características internas e externas, entre outras.
Mas, será que já passou pela cabeça de muita gente, pesquisar o índice de roubo e furto do carro desejado? A verdade é que independente do modelo, todos os carros estão sujeitos a ser roubados, é claro. Mas essa informação pode ser importante para quem tem a intenção de reduzir as chances de passar por esse tipo de sinistro.
Top 10 carros mais roubados no Brasil
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), - autarquia reguladora do mercado nacional de seguros -, anualmente publica o Índice de Veículos Roubados (IV-R), que conta com a lista dos veículos mais roubados no país. O índice é baseado no número de sinistros de roubo e furto dos veículos segurados.
Confira abaixo a lista dos carros mais roubados em 2020:
Renault Megane;
Fiat Stilo;
Hyundai Veloster;
Peugeot 307;
Captiva GM Chevrolet;
Hyundai i30, ix35;
Fiat Mobi;
Fiat Toro;
Fiat Siena;
Peugeot 408.
Em 2022, só no estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) registrou 66.810 roubos (ou furtos) de carros entre os meses janeiro e outubro. Os furtos representam 76,49% enquanto os roubos, 23,51%.
Confira abaixo, os modelos mais visados:
1 – Volkswagen Gol – 5.125
2 – Fiat Uno – 3.811
3 – Chevrolet Onix – 3.700
4 – Ford Ka – 2.654
5 – Hyundai HB20 – 2.641
6 – Fiat Palio – 2.569
7 – Chevrolet Corsa – 2.529
8 – Volkswagen Fox – 1.996
9 – Toyota Hilux – 1.372
10 – Chevrolet Prisma – 1.256
Isso influencia no valor do seguro?
Não sei se você já parou para pensar nisso, mas será que quanto mais um carro é “desejado” pelos ladrões, mais caro fica o valor do seguro? Na verdade, a resposta é: Sim. Infelizmente. Acontece que quanto maior é o índice de roubo e furto de um determinado veículo, mais caro é o seguro.
Pode parecer injusto, mas a explicação para isso, é que um carro muito visado por criminosos, representa um risco maior para a seguradora. Em alguns casos, a seguradora pode até mesmo negar a proteção para o carro por conta da quantidade de sinistros de roubo e furto. Mas vale lembrar que isso não é uma regra, tudo vai depender da seguradora.
Como ficar livre de ter o carro roubado?
Seria ótimo se houvesse uma solução definitiva para esse problema, mas, na verdade, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Como mencionado antes, não importa a marca ou modelo do veículo, infelizmente, todos estão sujeitos ao roubo ou furto, portanto, a única forma de não ter dores de cabeça nessas horas, é ter um seguro que vai resolver tudo para você.
Ser roubado ou furtado, talvez seja o maior medo de quem tem um carro, afinal, nunca se sabe quando um criminoso está prestes a te abordar, mas um seguro que protege o seu veículo vai fazer com que você ande por aí bem mais tranquilo. Imagina ter o carro furtado e ter que continuar pagando as parcelas do financiamento, andando a pé. Que pesadelo terrível!
Por isso, não pense duas vezes antes de contratar uma proteção para o seu carro. Se o que te impede forem os altos valores praticados no mercado ou a burocracia que envolve todo o processo de aquisição não se preocupe, o seguro da Neo é livre disso tudo, e ainda te dá flexibilidade para você escolher só as coberturas que vai precisar, então, se você quiser um seguro para proteger o seu carro apenas de roubo e furto, tudo bem, é você quem manda.
Quer saber como funciona? É possível fazer uma similação no nosso site através do link https://app.neoseguradora.com.br/#/onboard, após preencher informações de contato e alguns dados do seu veículo, você poderá customizar as coberturas e assistências que melhor se enquadram no seu perfil. Qualquer dúvida, temos um chat online para te auxiliar, ou se preferir, pode entrar em contato pelo WhatsApp +55 11 5242-4499.