IPVA 2024: O que você precisa saber antes de pagar

IPVA 2024: O que você precisa saber antes de pagar
Tudo que você precisa saber sobre o imposto anual do seu carro.

Fala, membro Neo! Aqui você encontrará todas as informações que precisa saber antes de realizar o pagamento do IPVA 2024 do seu veículo.

O que é o IPVA? 

O IPVA, como é conhecido o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo anual que incide sobre carros, motos, caminhões e máquinas agrícolas, e é de responsabilidade dos proprietários de veículos em todo o Brasil. O valor do imposto varia entre 1% e 6% do valor do veículo, conforme estabelecido na Tabela Fipe. Essa variação de alíquotas permite uma adequação do imposto à realidade de cada veículo, proporcionando uma tributação mais justa.

A arrecadação do IPVA é destinada a diferentes esferas, conforme a legislação vigente. Em geral, 20% dos recursos vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica; cerca de 40% são direcionados ao estado de registro do veículo e outros 40% ao município onde o automóvel está registrado. Essa distribuição visa não apenas a manutenção e aprimoramento do transporte terrestre (como melhorias em vias, mobilidade e preservação), mas também contribui para áreas como saúde, educação e segurança pública.

Além disso, cada estado pode criar suas próprias regras, o que pode incluir isenções para proprietários e para veículos com mais de 10 anos de fabricação ou de categorias específicas, como carros de órgãos públicos, igrejas, entidades sindicais e organizações não-governamentais ou sem fins lucrativos.

Desconto para pagamento do IPVA 

O desconto no IPVA é oferecido aos proprietários que optarem por pagar a cota única, ou seja, à vista. Essa modalidade permite quitar o valor total do imposto de uma só vez com 3% de desconto, pagando até o dia 20 de janeiro.

Fique atento aos prazos específicos determinados por seu estado para garantir o benefício do desconto na cota única. Essa escolha é pessoal, e aqueles que preferem dividir o pagamento ao longo do ano podem optar pelo parcelamento, porém, nessa modalidade o desconto não estará disponível.

Consulte o valor do seu IPVA online

Você pode consultar o IPVA e outros débitos do seu veículo pela internet e aplicativos. Confira duas formas simples de realizar a consulta a seguir. 

Site oficial do Detran 

  1. Acesse o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou do órgão responsável pelo trânsito em seu estado.
  2. Clique em "Consulta de Débitos", "IPVA" ou "Serviços Online".
  3. Informe os dados do seu veículo, como a placa e/ou o Renavam. 
  4. Após inserir os dados, clique no botão de consulta para visualizar o status do IPVA e outros débitos que podem estar abertos. 
  5. Verifique as opções de pagamento e faça o mesmo no seu banco. 

As orientações exatas podem variar entre os estados. Confira o site específico do Detran ou órgão de trânsito do seu estado para obter informações precisas sobre a consulta e pagamento do IPVA online.

Aplicativo do Banco

  1. Baixe o app do banco e faça login na sua conta (os dados de acesso costumam ser o código da agência, número da conta e senha previamente cadastrada)
  2. Encontre a opção de Veículos ou Débitos: o nome do menu pode variar, mas geralmente está associado a serviços bancários. 
  3. Selecione a opção de IPVA e informe os dados do veículo, como placa e Renavam. 
  4. Prossiga para a consulta. O app mostrará o status do IPVA, demais débitos e o valor do imposto, com a opção de pagar na hora dentro do aplicativo.

A disponibilidade de serviços e detalhes específicos podem variar entre os aplicativos de diferentes instituições bancárias. Caso encontre dificuldades ou tenha dúvidas específicas, entre em contato com o suporte do banco ou envie uma mensagem no campo de Ajuda do próprio aplicativo.

Prazo de quitação do IPVA

O prazo para quitar o IPVA varia de acordo com o estado, sendo a quitação da cota única feita em janeiro, enquanto a opção de parcelamento se estende de janeiro a maio. É importante saber que o pagamento regular leva sempre em consideração o último número da placa do seu veículo. Ou seja, proprietários de veículos com o mesmo número final, terão sempre o mesmo mês de pagamento.

Como pagar o IPVA 2024? 

O pagamento do IPVA pode ser realizado de diversas maneiras, proporcionando opções convenientes para os proprietários de veículos. Abaixo, estão as principais formas de pagamento do IPVA.

Site Oficial do Detran: Alguns estados disponibilizam a opção de pagamento do IPVA diretamente através dos sites oficiais do Detran ou da Secretaria da Fazenda. Consulte o site do órgão responsável em seu estado para obter informações específicas.

Internet Banking ou App do Banco: A maioria dos bancos oferecem a opção de pagamento através da sua conta online. Escolha a opção de pagamentos, selecione a categoria de impostos e, em seguida, escolha o IPVA. Insira os dados solicitados e prossiga para efetuar o pagamento.

Se optar pelo app do banco, abra o aplicativo, vá para a seção de pagamentos ou serviços relacionados a veículos, insira os dados necessários e efetue o pagamento.

Agências bancárias: Você pode pagar o IPVA diretamente em uma agência bancária. Tenha em mãos seus dados e documento do veículo, para que o caixa do banco efetue o recebimento. 

Caixas eletrônicos também são uma opção para fazer o pagamento do IPVA. Insira o cartão bancário, escolha a opção de pagamentos, selecione "Impostos" ou "IPVA", informe os dados do veículo e siga as instruções na tela.

Débito automático: Os bancos também oferecem a opção de cadastrar o IPVA no débito automático, permitindo que o valor seja automaticamente debitado da sua conta na data de vencimento, para aqueles que optarem pelo parcelamento.

Casas lotéricas: Em alguns estados, é possível pagar o IPVA em casas lotéricas. Leve o boleto ou as informações necessárias e efetue o pagamento no caixa.

Direito à isenção do IPVA 

As regras para isenção do IPVA podem variar entre os estados brasileiros, mas geralmente alguns grupos específicos têm direito a esse benefício. Abaixo estão algumas das categorias comuns que podem se beneficiar com essa isenção.

Pessoas com Deficiência (PCD), Aposentados e Pensionistas:

Muitos estados concedem isenção do IPVA para pessoas com deficiência que possuam veículos adaptados ou que se enquadrem em critérios específicos de limitação física. A isenção visa facilitar a mobilidade dessas pessoas.

Alguns estados concedem isenção do IPVA para aposentados e pensionistas que atendem a determinados critérios, como idade avançada e renda reduzida.

Veículos antigos: Alguns estados oferecem isenção para veículos considerados antigos, geralmente com mais de 20 anos de fabricação. A isenção visa preservar o patrimônio automotivo histórico.

Táxis e Transporte Escolar: Em alguns estados, veículos destinados a serviços de táxi e transporte escolar podem receber isenção ou descontos no IPVA.

Veículos Oficiais e Diplomáticos ou de Entidades Sem Fins Lucrativos: Veículos vinculados a órgãos públicos ou representações diplomáticas, podem ser isentos do IPVA. Algumas entidades sem fins lucrativos, como organizações sociais, instituições de caridade e entidades filantrópicas, também podem ter direito à isenção do IPVA, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pelos órgãos estaduais.

Quais as consequências de não pagar o IPVA? 

O não pagamento do IPVA pode resultar em juros e negativação do nome do proprietário, multa e infração gravíssima de 7 pontos na CNH.

Além disso, pode impedir a renovação do licenciamento, levar à apreensão do veículo e acarretar penalidades administrativas e dificuldade na venda do veículo. 


Ficar em dia com o IPVA e licenciamento, te ajudam a dirigir tranquilo, certo? Outro fator importante para dirigir com tranquilidade, é escolher um Seguro Auto de confiança. Faça sua cotação em 1 minuto com a Neo, a Seguradora Online Vencedora do Prêmio Reclame Aqui 2023.