O que é plano de saúde para pet: o guia completo para você
Quem tem um cãozinho, um gatinho, ou até mesmo, os dois, sabe o quanto a presença deles faz diferença no dia a dia. Eles trazem alegria, nos fazem rir de vez em quando, são carinhosos e dão muito mais vida ao nosso lar. Fala sério, não tem companhia melhor do que essa, não é mesmo?
E se você tem um pet em casa, com certeza sabe como pode ser caro, cuidar da saúde dele. O valor de uma simples consulta com um veterinário pode ultrapassar R$ 300. E se acontecer alguma emergência, o custo para uma cirurgia ou para a realização de algum procedimento médico, pode ser mais alto do que o esperado, e o seu bolso pode não estar preparado.
O que é um plano de saúde para pet?
Com o bolso preparado, ou não, você sabe que ele necessita de cuidados médicos regulares para se manter saudável, por essa razão, surgiram os planos de saúde para animais. Eles são uma solução mais acessível para cuidar da saúde do seu bichinho de estimação, sem enfrentar problemas financeiros.
Como funciona um plano de saúde para pet?
Se o seu cachorrinho for pego por uma doença de forma repentina, ou se machucar, seja em casa, ou numa briga com outro animal, por exemplo, imagina o quão caro seria uma cirurgia de emergência, o valor passa dos R$ 1 mil, facilmente.
Mas caso ele tenha um plano de saúde, vai sair muito mais barato, já que o plano de saúde pet, funciona semelhante ao plano de saúde para pessoas: Você paga uma mensalidade e o plano cuida das despesas.
Qual é a diferença entre plano de saúde e seguro pet?
Essa é uma boa pergunta já que os dois serviços são semelhantes. Talvez você nem soubesse que existe uma diferença entre um e outro, mas se você está pensando em contratar um deles, é melhor saber como funciona cada um, para fazer uma escolha mais assertiva e não acabar contratando o serviço errado.
De fato, os dois têm a ver com o cuidado com a saúde do seu animal de estimação, portanto, os dois serviços são ótimas escolhas, mas talvez você esteja procurando por algo específico que é oferecido apenas por um deles.
Resumindo, ambos são convênios médicos em diferentes modalidades:
Plano de saúde pet: Como já foi mencionado antes, o plano de saúde pet funciona de forma semelhante ao plano de saúde para nós, humanos. Conta com coberturas dos gastos provenientes de consultas, exames, tratamentos e outros procedimentos que o seu animalzinho precise realizar.
Seguro pet: Esse é mais parecido com o nosso seguro de vida. Garante indenizações aos tutores em caso de doenças ou acidentes sofridos pelos pets.
É possível encontrar os dois, em seguradoras ou até mesmo em clínicas veterinárias.
Quanto custa?
Na verdade, o preço de um plano de saúde para animais de estimação ou seguro pet, varia de acordo com diversos fatores, a começar pelo fato de que existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço no mercado, sendo que, cada uma delas considera diferentes aspectos para calcular o valor final do plano.
Condições físicas, idade e a rotina do pet, são alguns fatores que podem ser levados em conta por alguns planos, enquanto outros, oferecem pacotes de serviços, fechados, que atendem a qualquer perfil, custando o mesmo valor.
Quais são as coberturas de um plano de saúde pet?
Assim como qualquer seguro, as coberturas disponíveis variam de seguradora para seguradora, mas no geral, as coberturas oferecidas incluem:
Plano ambulatorial: Cobre apenas assistência médica ambulatorial, ou seja, procedimentos de baixa complexidade, como consultas e exames, e não inclui internação e nem cirurgia.
Consultas 24h: Com essa cobertura, você pode levar o seu pet à consultas médicas 24h por dia.
Tratamento ambulatorial: Essa cobertura garante que o seu animalzinho de estimação receba todo o suporte necessário para a saúde dele, de profissionais de diversas áreas, sem precisar interromper as atividades diárias.
Exame de sangue: Em caso de suspeita de anemia, infecções, endoparasitos e mau funcionamento da medula óssea, essa cobertura garante um hemograma para investigar melhor os sintomas.
Raio X: Esse é um outro exame de rotina importante para o seu pet, pois analisa possíveis danos à estrutura óssea dele.
Saiba como escolher o melhor plano de saúde para o seu animal de estimação
Agora que você já sabe o que é, e como funciona um seguro pet, precisa saber qual é a melhor opção para você. Diante da variedade de empresas especializadas que oferecem esse serviço, pode ficar difícil escolher uma para fechar negócio.
Mesmo assim, não se esqueça de que vários fatores devem ser levados em consideração nesta etapa, então se você está perdido entre as opções e não sabe qual seguro cotar, calma! Quando você terminar de ler as dicas que listamos, com certeza estará melhor direcionado e não terá dúvidas sobre qual é o melhor plano para o seu pet.
1. Faça uma boa pesquisa
Talvez você conheça alguém que já contratou um convênio para o bichinho de estimação, e por isso, já esteja considerando fechar negócio com a mesma empresa, sem antes ter visto a oferta de outras.
Mas, se você não entende muito bem sobre o assunto, é melhor fazer uma longa pesquisa antes de bater o martelo, de fato. Se você procurar bem, vai ver que existem diversos planos com valores e coberturas diferentes, que talvez se encaixem melhor no perfil do seu pet.
2. Conheça a reputação da empresa
Ainda na etapa de pesquisa, não se esqueça de verificar a reputação da empresa em sites como Procon e Reclame Aqui, ou até mesmo em comentários feitos nas redes sociais da companhia. Avaliar a empresa de acordo com a experiência de quem já é cliente, vai te deixar mais seguro da hora de fechar negócio.
3. Entenda o que significa cada cobertura
A informação é muito importante, e quando se trata da saúde do seu animal de estimação, você não pode deixar nada passar batido, afinal, o bem estar dele é o que mais importa, não é mesmo? Então, antes de contratar um seguro pet, entenda como funciona cada cobertura, e analise todos os pacotes disponíveis.
4. Conheça seguradoras digitais
Já que no mundo de hoje, onde vivemos rodeados de tecnologias que permitem que realizemos cada vez mais processos de forma online, e até mesmo profissões estão migrando para o universo virtual, porque não optar por uma seguradora que está alinhada a essa modernidade e te oferece todos os serviços que você precisa, em poucos minutos?
Sem falar que é muito mais fácil controlar o seguro do seu pet, da mesma forma que você gerencia todas as funcionalidades do seu banco digital: utilizando apenas o celular.