Veja como funciona o seguro para carros antigos

Veja como funciona o seguro para carros antigos

Carros que foram comprados há muito tempo, geralmente têm um valor sentimental para o dono, e se você é dono de um carro antigo, deve saber que não é tão simples encontrar um seguro para protegê-lo. Isso porque muitas seguradoras não aceitam carros com mais tempo no mercado, mas não significa que é impossível contratar um seguro para carros com mais tempo no mercado.

Por que é difícil conseguir um seguro para carros antigos?

A idade de fabricação do veículo é um fator que pode levar uma seguradora a negar fazer um seguro, isso acontece pelo fato do automóvel não ser mais fabricado nos dias de hoje, então, quando o carro precisa passar por algum tipo de manutenção ou conserto, é muito difícil encontrar peças para reposição.

Às vezes, a peça pode até ser encontrada no mercado, mas o preço dela costuma ser muito alto, então acaba não compensando para a seguradora, desembolsar o valor para consertar o carro.

Veja como funciona o seguro para carros antigos

E ao contrário do que muitos possam pensar, esse tipo de carro é bastante vulnerável a roubo, já que a escassez de peças disponíveis para venda, por parte da montadora, torna elas mais valiosas no mercado ilegal.

Além de que automóveis muito antigos, já não constam mais na tabela FIPE, então, fica difícil para uma seguradora calcular o valor de indenização para perda total.

Quanto mais antigo for o carro, mais caro é o seguro?

Infelizmente, isso é uma verdade. Isso porque quanto mais antigo for o carro, maior o risco para a seguradora. Não é só a questão da escassez de peças no mercado, mas um carro que foi fabricado há muito tempo, tende a apresentar mais problemas mecânicos do que um carro atual, por causa do desgaste que acontece naturalmente com o passar do tempo.

Mas a idade do veículo não é a única condição levada em consideração na hora da seguradora calcular o preço do seguro. Assim como carros modernos, o preço final a ser pago para proteger o carro, depende também características que o veículo possa ter, e dados a respeito do proprietário, como: o local de residência, gênero, idade, e informações em relação ao uso do veículo, por exemplo, onde o carro fica estacionado durante a noite.

Como contratar um seguro para um carro antigo?


Quando uma seguradora aceita fazer um seguro para um carro muito antigo, as coberturas e assistência são mais restritas, não tem tantas opções como no caso dos carros convencionais.


Às vezes, nem é possível escolher os serviços que você quer contratar e você fica limitado ao pacote que a corretora te ofereceu. E aí, pela falta de opções de seguradoras que aceitam veículos antigos, no mercado, é fácil acabar aceitando essas condições.

Mas saiba que não precisa ser assim, existe uma grande variedade de seguradoras no mercado, então, você não precisa fechar contrato com a primeira empresa que encontrar. Tire um tempo para pesquisar, e não pense somente no preço do seguro, às vezes o valor é atraente mas a qualidade do serviço pode não ser boa, e o seu carro, com certeza, merece a melhor proteção.


Ah, e não esqueça de confirmar se a empresa é autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a autarquia que fiscaliza e regula o mercado de seguros no Brasil.

A NEO Seguradora aceita carros antigos?


A NEO oferece cobertura e assistência para modelos nacionais com até 20 anos de fabricação importados com até 10 anos.


Se o seu carro for aceito no seguro da NEO, você não terá problema em relação à restrição de coberturas e assistências, e poderá ter acesso a todos os serviços que são oferecidos para todos os tipos de carro.


Os serviços incluem roubo e furto, perda total, incêndio, danos materiais a terceiros, fenômenos naturais, carro reserva, assistência a vidros, assistência e buracos e assistência a Lataria e Pintura, e não para por aí, ainda oferecemos 12 serviços de emergência e assistência com guinchos 24h.


E o melhor de tudo é que o seguro da NEO é personalizado, então, se você não precisar de todas as coberturas e assistências, não precisa pagar por elas, dá para contratar só o que você vai usar, em outras palavras, você mesmo monta o pacote.

Tá em dúvida se a NEO vai aceitar o seu carro?


Para sanar a sua dúvida, é muito simples, faça uma simulação! Em menos de um minuto você vai descobrir o valor do seu seguro.

É só ir nesse link do botão, preencher algumas informações de contato e do seu veículo, e pronto!

Depois disso, você verá o valor do seu seguro, e poderá personalizar as coberturas e assistências que deseja, de acordo com a sua necessidade.