Cuidados para um trânsito seguro

Cuidados para um trânsito seguro são fundamentais para o dia a dia nas ruas. Quem dirige há muito tempo sabe bem que se torna um ato corriqueiro e que, quanto mais dirigimos, mais seguros ficamos. E é aí que mora o problema...

Cuidados para um trânsito seguro

Cuidados para um trânsito seguro são fundamentais para o dia a dia nas ruas. Quem dirige há muito tempo sabe bem que se torna um ato corriqueiro e que, quanto mais dirigimos, mais seguros ficamos. E é aí que mora o problema: a segurança faz com que a gente deixe alguns cuidados de lado. Ficamos mais “tranquilos”, achando que os acidentes são ocorrências distantes, mas não é bem assim.

Você provavelmente já ouviu falar de direção defensiva para que possamos evitar acidentes causados por decisões “erradas” de outros condutores, certo? Mas nem todo mundo tem condições de fazer um curso ou estudar a fundo o que é. Pensando nisso, listamos abaixo cinco dicas simples com cuidados para um trânsito seguro no dia a dia. Elas podem até parecer óbvias, mas acabamos ficando tão seguros com a direção que acabamos nos esquecendo delas, confira!

Não usar o celular

O aparelho é o inimigo da concentração, né? Não só ele acaba tirando nossa atenção de outros afazeres como da própria direção. Chega uma notificação e ficamos ansiosos para ver quem está falando com a gente ou quem curtiu aquela nossa foto nas redes sociais, mas a verdade é que a maior parte das mensagens e ligações pode esperar. Sabemos que existem urgências, se for o seu caso, basta parar o carro para falar ou responder com segurança.

Manter uma distância segura do carro à frente

Tem gente que gosta de dirigir colado no carro da frente, né? Esperamos que você não seja esse tipo de pessoa, afinal isso pode causar um problemão. Imagine em caso de uma freada brusca, se estamos muito próximos do carro à frente, infelizmente, iremos colidir com ele. Quem nunca viu um engavetamento? Principalmente em dias com um tráfego mais pesado. Bora praticar manter essa distância?

Reduzir a velocidade de acordo com condições climáticas adversas

Dias muito chuvosos ou com neblina, por exemplo, não combinam com alta velocidade. Essas condições exigem um cuidado redobrado com a direção, bem como baixa velocidade. Dependendo como for, vale parar o carro e esperar o tempo melhorar.

Atenção ao ultrapassar

Ultrapassagem já é um negócio que dá um frio na barriga por si só, não é? Quando lemos reportagens sobre acidentes frontais então, nem se fala. Por isso, nessas situações, a prudência precisa vir em primeiro lugar sempre. Tenha calma, sinalize, observe bem a pista e o retrovisor, acelere com uma marcha mais forte e, é claro, nunca, em hipótese alguma, ultrapasse quando tiver uma curva à frente.

Manutenções periódicas

Carros são máquinas e elas precisam de manutenção e revisão. Por mais que a gente ache que está tudo bem, o problema pode só aparecer quando já não tem mais jeito. Para tudo nessa vida o ideal é descobrir o quanto antes. Faça as manutenções de acordo com o indicado pelas marcas e não vacile!

E aí, você já segue essas dicas? Tem outras? Conta pra gente e lembre-se sempre: dirigir com cautela faz parte de uma boa direção.