EAR na CNH: o que significa e como colocar
Dúvidas sobre EAR na CNH? Tiramos para você! Nesse post você entenderá o que é e como adicioná-lo à carteira de motorista.
Dúvidas sobre EAR na CNH? Tiramos para você! Nesse post você entenderá o que é e como adicioná-lo à carteira de motorista.
Significado
Vamos começar pela sigla da CNH, você sabe o que ela significa? É fácil: “Carteira Nacional de Habilitação”. Já EAR significa “Exerce Atividade Remunerada”, ou seja, significa literalmente que o motorista utiliza seu veículo para exercer algum tipo de atividade remunerada, o trabalho como motorista de aplicativo é um exemplo disso.
Pretendo exercer atividade remunerada com o meu veículo, o que devo fazer?
Primeiro, precisamos te alertar: incluir o EAR na CNH é obrigatório. Não importa se você é motorista de aplicativo, de ônibus, entregador, todos precisam informar que fazem qualquer tipo de atividade. A informação será incluída na parte de trás da sua CNH.
Mas olha só: o EAR não é uma categoria de CNH, trata-se apenas de uma observação. Um motorista de ônibus ou caminhão, por exemplo, precisa ter a CNH adequada e o EAR.
Por que o Detran exige o EAR?
Para que possa controlar melhor a categoria de pessoas que exercem atividades remuneradas, afinal, a CNH dessas pessoas traz um diferencial para elas: é necessário realizar avaliações psicológicas e toxicológicas com um intervalo menor quando comparado ao de motoristas que não exercem esse tipo de função.
Qual o procedimento para incluir o EAR na CNH?
Para adicionar o EAR na CNH, é preciso solicitá-lo ao Detran ou Poupatempo.
- Pelo Detran, é possível fazer a solicitação pelo próprio portal do órgão;
- Na sequência, é necessário fazer uma avaliação psicológica. O motorista pode procurar um profissional credenciado e pagar diretamente a ele pela avaliação;
- Em seguida, é necessário pagar a taxa de emissão em um dos bancos conveniados (para correntistas) ou nas Casas Lotéricas;
- Por fim, o Detran emitirá sua CNH digital e enviará o documento físico pelos Correios.
O valor total desses procedimentos pode variar de cidade para cidade.
Pronto! Agora você já sabe como solicitar o EAR na CNH!