IPVA atrasado: parcelamento é possível?

Está com o IPVA atrasado e não sabe como quitá-lo? O parcelamento pode ser uma boa opção. Se você quer evitar maiores problemas, dormir mais tranquilo e estar com o carro 100% em dia para andar por aí, te explicaremos como funciona o parcelamento...

IPVA atrasado: parcelamento é possível?

Está com o IPVA atrasado e não sabe como quitá-lo? O parcelamento pode ser uma boa opção. Se você quer evitar maiores problemas, dormir mais tranquilo e estar com o carro 100% em dia para andar por aí, te explicaremos como funciona o parcelamento no texto a seguir!

Para começar, você sabe o que é IPVA?

IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Ele é cobrado anualmente desde 1986, quando substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU). Todos os estados cobram o IPVA e ele é aplicado de acordo com as necessidades de cada lugar, sendo 50% distribuído para o estado e os outros 50% para o município da emissão da placa do veículo.

Seu cálculo é feito por meio da alíquota definida pela Secretaria da Fazenda de cada estado, ou seja, o valor de mercado do automóvel é avaliado pelo Estado. O valor venal do veículo é então multiplicado pelo preço da tabela FIPE.

Parcelamento do IPVA atrasado

As regras para o parcelamento do IPVA podem mudar de estado para estado. Entretanto, de maneira geral, o passo a passo é bastante parecido para todos. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado em questão para emitir uma guia. Esta guia contará com as multas de atraso e terá uma data de pagamento atualizada.

No site da Dívida Ativa da Procuradoria de SP, por exemplo, após a consulta de débitos, é possível escolher a opção de “parcelamento”, que pode ser feito em até 10 vezes. O pagamento pode ser efetuado em agências bancárias ou em casas lotéricas.

carro em miniatura em cima de moedas para ilustrar ipva atrasado

Consequências do IPVA atrasado

O não pagamento do IPVA na data estipulada pelos orgãos oficiais, pode causar muitas dores de cabeça, afinal, ele pode gerar:

  • Nome sujo;
  • Multa;
  • Retenção do veículo;
  • Impedimento de licenciamento.

Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Parcele hoje mesmo o seu IPVA atrasado e fique mais tranquilo.