LEI DE TRÂNSITO - AS 5 MAIS ESQUISITAS

Leis de trânsito que em geral, sempre acabamos nos deparando com uma que nos parecem absurdas. Algumas vezes não passa de opinião mesmo do infrator. Mas as vezes acontece de dentro de um contexto uma lei ser absurda ou esquisita por não fazer sentido lógico...

LEI DE TRÂNSITO - AS 5 MAIS ESQUISITAS

Leis de trânsito que em geral, sempre acabamos nos deparando com uma que nos parecem absurdas. Algumas vezes não passa de opinião mesmo do infrator. Mas as vezes acontece de dentro de um contexto uma lei ser absurda ou esquisita por não fazer sentido lógico. Nas leis de trânsito brasileiras possuímos algumas, algumas de conhecimento popular, outras nem tanto, com o objetivo de manter a direção segura. Separamos aqui cinco delas para vocês.

IMPORTAR VEÍCULOS

Essa lei de trânsito talvez seja a que deixa os fãs da franquia Velozes e Furiosos mais indignados. O sonho de qualquer um que é fã do filme é possuir algum dos carros do filme, em especial os esportivos japoneses conhecidos como JDM. O problema é que esse tipo de carro no Brasil é bem raro e a solução é importar, mas será que pode? Em 1991 foi aprovado o projeto de lei que proíbe a importação de veículos usados, ou seja, como esses JDM são carros já bem antigos a importação deles é ilegal. No entanto, se o carro tiver mais de 30 anos, ele entra na categoria de carro colecionável e daí você pode fazer a importação. O que mais gera críticas é a justificativa de que essa lei existe para proteger o comércio local, afinal, quem importaria um veículo usado que é fabricado no brasil sabendo que há taxas absurdas de importação? o veículo sairia mais caro do que um novo. O outro ponto que gera debate é que só veículos 0km podem ser importados, mas e se o carro for 0km e tiver anos na garagem? Como acontece de carros em galpões, posso fazer a importação? A lei não detalha esse aspecto. Para a felicidade dos fãs de importados, há dois projetos de lei (6468/2016 e 237/2020) que visam derrubar essa proibição.

LEI DE TRÂNSITO DA CADEIRINHA

Não é novidade que crianças e bebês devem viajar no carro usando cadeirinha, não é mesmo? A lei foi criada com o intuito de salvar a vida das nossas crianças, a caideirinha  também pode evitar lesões e machucados menos graves. O artigo 168 do CTB é bem rígido, o descumprimento é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, mais 7 pontos na CNH e risco de remoção do veículo. No entanto existe uma forma de burlar essa lei.

A estranheza dessa lei de trânsito é parecida com a do cinto de segurança, no carro é obrigatório, mas no ônibus você pode ir até em pé. Talvez o ônibus não seja veículo automotor e só a gente que não sabe não é? Em todo caso, a lei não inclui na prática carros de aluguel e vans escolares, então caso você peça um uber e esteja com seu filho recém nascido no colo, você não estará infringindo nenhuma lei.

DESCER COM O CARRO NA BANGUELA

Uma outro código de trânsito que é totalmente estranha é descer com o carro na banguela. Essa é uma das leis que fazem a gente se espantar, “agora não posso nem mais tentar economizar um pouco de gasolina?” Acontece que é até um pouco justificada essa lei, o fato é que isso pode comprometer o sistema de freios do carro. Além de que esse mesmo sistema reage de modos diferentes quando o veículo está desligado, a depender do modelo e da montadora do carro. Então pode imaginar que quem escreveu essa lei tinha boa intenção, imagina você descendo na banguela, ao fim do declive tem um farol, ele fica vermelho e você não consegue frear o veículo, pode ser bem grave. A questão é que não há maneira nenhuma de fiscalizar quem está descendo com o carro na banguela ou não, então acaba se tornando uma lei impraticável. Alguns carros mais modernos já têm um sistema tecnológico de “roda livre”, que praticamente faz com que o carro desça na banguela colocando o câmbio em ponto morto automaticamente, e acaba sendo uma maneira mais segura, mas ainda sim é proibido.

LEI DE TRÂNSITO CHINELOS

Imagine a seguinte situação, você está em casa de folga, dá uma fome, tem a ideia de preparar alguma receita. Vai até a cozinha, vê que está faltando alguns ingredientes então decidi ir até o mercado comprar. Nesse momento você só pega as chaves do carro e vai com a roupa do corpo mesmo, e de CHINELOS. Acaba que você se depara com uma blitz no meio do caminho, e está de CHINELOS, o que você faz? Bom se pensou em sair descalço do veículo você se livrou de uma multa e alguns pontos na CNH. Se você escolheu sair de chinelos e estranhou o porquê sair descalço do carro te livraria de uma dura da polícia, a resposta é muito simples. Embora seja proibido dirigir de chinelos, não é proibido dirigir descalço.

O que causa estranheza é que na prática, o motivo de não poder dirigir de chinelos, que é muito bem justificada e concordamos com isso, é que dirigir descalço pode causar os mesmos problemas. Dirigir de chinelos pode causar falta de precisão nos pedais, por ser um calçado que pode deslizar do pé e etc. No entanto, dirigir descalço também, além de algumas pessoas poderem ter suor nos pés. Por isso a estranheza, além de que quem estiver dirigindo de chinelo e for abordado basta esconder os chinelos.

CUSTOMIZAÇÃO

Uma outra lei que afeta bastante os fãs de Velozes e Furiosos é quanto às alterações no veículo. É justo que algumas alterações sejam proibidas, nenhum engenheiro dá ponto sem nó. Se o carro tem a altura de suspensão X, é porque precisa ser X, do contrário pode comprometer a segurança do veículo. No entanto não está descrito na lei, que tipo de alterações são proibidas, uma alteração no espelho retrovisor pode acabar me gerando uma multa nesse caso? Levando a lei ao pé da letra, sim.