O QUE É SEGURO PARA TERCEIROS

Quem aqui já não viu um vídeo no seu Instagram, Facebook, ou TikTok onde nos deparamos com a cena de um carro de luxo batido na rua ao lado de um outro carro batido sendo de modelo mais popular, com a seguinte frase no texto do vídeo ‘’ Seguro - Você bateu no que????”. A reação...

O QUE É SEGURO PARA TERCEIROS

Quem aqui já não viu um vídeo no seu Instagram, Facebook, ou TikTok onde nos deparamos com a cena de um carro de luxo batido na rua ao lado de um outro carro batido sendo de modelo mais popular, com a seguinte frase no texto do vídeo ‘’ Seguro - Você bateu no que????”. A reação de espanto pelo personagem do vídeo, no caso, um agente da seguradora, não é à toa, o reparo de um veículo de luxo por menor que seja a batida pode sair muito caro. Imagine sem um seguro auto para te ajudar? Esse pode ser um dos maiores momentos de azar da vida de um motorista.

Mas, o que é seguro veicular para terceiros?

O seguro para terceiros, também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), garante proteção contra acidentes com terceiros. Essa modalidade é uma das coberturas que as seguradoras vendem para os clientes, podendo escolher ter essa cobertura no seu pacote ou não. Essa modalidade de seguro auto online em geral cobre;

Danos Materiais: cobre os danos causados pelo veículo da apólice, a outros veículos. Os reparos podem ser de funilaria e pintura, e danos causados a casas ou lojas, como por exemplo quebrar uma vitrine de uma loja. Nesse caso a apólice indeniza os reparos no limite do valor fixado na apólice, caso ultrapasse o valor

Danos Corporais; Nesse caso o valor da indenização será para cobrir danos às próprias vítimas, sendo o motorista e passageiros do outro veículo ou pedestres.  O dinheiro é usado então para pagar despesas hospitalares e médicas, e danos corporais como morte ou invalidez.

Danos Morais: Caso a vítima ou as vítimas venha a abrir uma ação judicial por danos morais decorrente do acidente, e o motorista for condenado a indenizar a vítima, o seguro se responsabiliza pelos valores a serem pagos à vítima.

Em todos os casos a apólice indeniza os reparos no limite do valor fixado na apólice, caso o valor do reparo ultrapasse o valor fixado na apólice, terá que ser pago a diferença pelo próprio cliente.

COMO FUNCIONA

O cliente pode personalizar a forma como quer a sua cobertura do seguro veicular. Para contratar,  basta escolher o limite de indenização da apólice e para quais riscos quer a cobertura.  O cliente paga o valor para ter direito a indenização escolhida, e aí a cobertura está contratada. É importante lembrar que ao contratar a cobertura, é necessário pagar a franquia a cada acionamento de sinistro. A franquia é uma taxa mínima por sinistro que o segurado paga para que o conserto seja feito. Supondo que o reparo custa  3 mil reais, o segurado paga 500 reais e a seguradora se responsabiliza pelo restante.

Seguro para terceiros como contratar

No caso de seguradoras digitais, como a NEO, o acionamento do seguro para terceiros em caso de sinistro é feito de forma digital. O motorista deve seguir as instruções dadas pela plataforma, onde irá fornecer maiores detalhes do ocorrido com upload de documentos que servirão de comprovatórios para início do processo de indenização.  É aberto também uma verificação de culpa do segurado no acidente, caso confirmado segue o processo de indenização. A seguradora indenizará o cliente até 30 dias, mas durante o processo a seguradora pode pedir novos documentos, daí um novo prazo é aberto.

A IMPORTÂNCIA DO SEGURO PARA TERCEIROS

O seguro para terceiros é muito importante para quem dirige muito, usa vias de muito trânsito, afinal a probabilidade de acidentes só aumenta para este perfil de motorista. O objetivo da cobertura de seguro para terceiros é garantir tranquilidade para o motorista, e para o outro proprietário do veículo envolvido no acidente. Definitivamente ninguém fica feliz ao passar por uma situação como essa, por essa razão, ter uma solução de prontidão para um problema como esse pode evitar ainda mais dor de cabeça. Para evitar dores de cabeça, verifique as informações ao contratar o seguro, quais riscos cobrem, taxas de franquia, limites de indenização e etc.