Pneu remold: saiba o que é e se realmente vale a pena

O nome “pneu remold” pode vir à tona quando chega a hora de trocar os pneus do carro. Principalmente quando estamos buscando alternativas mais baratas. Mas você sabe o que é um pneu remold? A resposta é muito simples: trata-se de um...

Pneu remold: saiba o que é e se realmente vale a pena

O nome “pneu remold” pode vir à tona quando chega a hora de trocar os pneus do carro. Principalmente quando estamos buscando alternativas mais baratas. Mas você sabe o que é um pneu remold? A resposta é muito simples: trata-se de um pneu usado que passou por uma espécie de reciclagem. Ele tem esse nome por ser um “pneu remoldado”.

Como o pneu remold é feito?

Os pneus que passam por esse processo são aqueles encontrados pela fabricante em bom estado, que não estejam furados e nem com ferragem aparente. Eles são inflados e passam por uma avaliação, na qual reparos são feitos.

Só então seguem para o processo de remanufatura que consiste em uma raspagem feita pelos fabricantes em toda a lateral do pneu, e também na banda de rodagem e talão, aplicando cola e uma uma nova camada de borracha. Além disso, são feitas novas inscrições laterais.

Basicamente, eles reaproveitam parte da estrutura (carcaça) de um pneu usado, substituindo toda a camada de borracha da banda de rodagem e laterais.

Mais barato

O pneu remold custa bem menos que um pneu novo, de 30 a 50%, ou seja, ele pode chegar a custar metade do valor de pneu novo! É uma economia considerável, não é mesmo? Entretanto, precisamos alertá-lo sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de pneu.

pneu para ilustrar um pneu remold
  • Durabilidade - a vida útil de um pneu novo é de cerca de 25 e 50 mil quilômetros, já os pneus remold chegam, no máximo, a 30 mil quilômetros;
  • Meio ambiente - esse processo, por reaproveitar carcaças, diminui a produção de lixo para o meio ambiente, além de ter menor exigência de petróleo na produção;
  • Desempenho - o pneu remold tem melhor desempenho dentro do perímetro urbano e em velocidades mais reduzidas, em estradas e áreas rurais ele pode ter uma redução de durabilidade e em alta velocidade, apresentar instabilidade.

Certificação

No Brasil, ele é permitido, mas existe uma falha na falta de exigência do registro da banda lateral com as características originais da carcaça, isso faz com que você possa comprar dois pneus idênticos externamente, mas com estruturas totalmente diferentes. Isso porque o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o famoso Inmetro, certifica os pneus remold, determinando que eles tenham, no máximo, sete anos de fabricação, mas com a eliminação das identificações originais de fabricação, fica difícil determinar se realmente foram fabricados dentro desse período.

Não compre pneus remold de lugares que não conhece ou que não tenham certificação do Inmetro. A sua segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Às vezes, pagar um pouco mais vale a pena.