Seguro auto cobre retrovisor quebrado?
O seguro auto tem a finalidade de proteger o patrimônio do segurado. Isto é, o segurado sabe que caso sofra algum dano, ele não vai precisar desembolsar nenhum valor imprevisto naquele momento para reparar o dano causado. Isso traz muito mais tranquilidade para o cliente...
O seguro auto tem a finalidade de proteger o patrimônio do segurado. Isto é, o segurado sabe que caso sofra algum dano, ele não vai precisar desembolsar nenhum valor imprevisto naquele momento para reparar o dano causado. Isso traz muito mais tranquilidade para o cliente ao rodar no dia a dia com o seu veículo. Nenhum veículo está livre de sofrer danos na rua, avenida ou estrada. Os riscos a que os veículos estão sujeitos são inúmeros, como riscos a pintura, lataria, vidros, pneus, e outros. A gravidade dos danos podem ser pequenas ou muito grandes, impossibilitando o veículo de andar. Devido a isso uma dúvida comum que surge entre os motoristas é de se o seguro cobre pequenos reparos no veículo que são provenientes de situações corriqueiras do dia a dia, como uma raspada da porta em uma coluna no estacionamento, ou um retrovisor quebrado por um motociclista.
A importância dos retrovisores
Os retrovisores são parte importante do veículo para a segurança do motorista e dos outros motoristas também. Dito isso, já sabemos que ter os retrovisores quebrados pode gerar uma grande dor de cabeça e afetar a segurança do motorista. É necessário que o motorista também saiba ajustar corretamente os retrovisores pois eles ajudam a diminuir os pontos cegos. Estes pontos cegos podem causar não só acidentes de trânsito como também fazer o motorista bater o carro em outro veículo ao estacionar. Sendo assim, ao contrário do que muita gente pensa, os retrovisores laterais não devem ser posicionados mais voltados para a parte traseira do carro, de forma que mostra apenas a lateral dele. Essa forma não facilita a baliza e acaba dando aos retrovisores uma função que já é do retrovisor central.
A posição indicada para os retrovisores externos é a de 90º com relação ao próprio carro, com essa configuração o motorista consegue ter uma visão maior e continua enxergando a lateral do carro ao fazer uma baliza. Essa configuração acaba também diminuindo os pontos cegos, oferecendo muito mais segurança ao dirigir, pois o motorista consegue ver os outros carros mais rapidamente. Essa é a maneira ideal para se obter mais segurança ao dirigir.
Coberturas adicionais, o que são?
Para entendermos se o seguro auto cobre ou não retrovisor quebrado, precisamos entender como funcionam as coberturas adicionais. É comum que quando pensamos em coberturas do seguro auto, pensamos em situações graves, que merecem a contratação de um seguro auto onde caso não tenhamos o suporte da seguradora, o prejuízo ao nosso patrimônio será altíssimo. Situações como roubo e furto, colisão, perda parcial ou perda total, requerem sim a contratação de um seguro auto. Ninguém está imune a situações como essa, e pode acontecer com qualquer um a qualquer hora.
Essas coberturas são o carro chefe das seguradoras, as mais procuradas. No entanto, as seguradoras oferecem no seguro auto a opção de contratar coberturas adicionais, que podem ser adicionadas às coberturas principais do plano do segurado que são basicamente assistências a problemas pequenos, como funilaria e pintura, buracos, e vidros. Essas coberturas adicionais tem um preço menor do que as coberturas principais e são bastante úteis para o dia a dia do segurado. Nem sempre dá para contar somente com a nossa boa condução do veículo, corredores apertados, e muito movimentados podem trazer diversos riscos ao veículo, como ter um retrovisor quebrado.
Seguradora cobre retrovisor quebrado?
Ao contratar o seguro auto, talvez o cliente se preocupe mais com roubo e furto, colisão, danos a terceiros, e não se preocupe com danos pequenos. As vezes é capaz de ele achar que os danos pequenos já estão embutidos dentro do pacote todo. É necessário muita atenção do segurado ao contratar o seguro para não sofrer com frustrações futuras quando precisar de um reparo e descobrir que sua apólice não cobre o reparo, como um retrovisor quebrado.
Em todo caso, as seguradoras cobrem o reparo do retrovisor quebrado, mas isso depende se o segurado contratou a cobertura. Não existe uma cobertura específica para retrovisor quebrado, mas sim a cobertura de danos a vidros. Essa cobertura funciona de uma forma muito simples, ela cobre todo e qualquer dano a vidros do carro, então parabrisa, lanternas, e espelhos do retrovisor entram dentro dessa cobertura, que é uma cobertura adicional que o segurado pode adicionar ao seu plano ao contratar o seguro auto.
Preciso pagar franquia para consertar o retrovisor
Uma outra dúvida bastante pertinente que surge entre os motoristas é se é necessário pagar franquia quando precisar acionar a cobertura para consertar o retrovisor quebrado. A resposta é de que sim, no entanto de uma maneira diferente do que em coberturas como roubo e furto. A cobertura a vidros é contratada como uma cobertura à parte, e como os danos têm um custo de reparo mais barato do que o valor de franquia fixado na apólice, geralmente, é cobrado uma taxa proporcional aos reparos a vidro. Então sim tem uma taxa de franquia, mas pequena.
Rodar com o retrovisor quebrado pode gerar multa?
Caso você tenha o retrovisor quebrado, independente do motivo, conserte o quanto antes e não rode com o carro sem o retrovisor. O código de trânsito brasileiro considera rodar sem o retrovisor como infração gravíssima, pelo fato de não só oferecer risco ao motorista como também aos outros motoristas ao redor. Pense bem, o retrovisor te dá visão do que está acontecendo a sua volta no trânsito, se você perde a visão do que está acontecendo e tomar alguma ação sem saber se tem um carro tentando te ultrapassar ou uma motocicleta vindo atrás de você, você pode gerar um grave acidente que pode desencadear um acidente maior ainda se os motoristas que vierem ainda mais atras nao tiverem tempo de resposta. Isso tudo por causa da falta do retrovisor. Então é proibido rodar sem o retrovisor ou até com o retrovisor quebrado, o código de trânsito brasileiro pune o motorista com 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
Não deixe para amanhã o Seguro do seu veículo.