Tipos de franquia de seguro auto

Quando você começa a pesquisar sobre seguro auto, vários termos começam a aparecer que talvez ainda não sejam familiares, apólice, cobertura, franquia e outros. Saber o que significa cada um desses termos, e o que são eles, é de suma importância para você cliente no momento da contratação...

Tipos de franquia de seguro auto

Quando você começa a pesquisar sobre seguro auto, vários termos começam a aparecer que talvez ainda não sejam familiares, apólice, cobertura, franquia e outros. Saber o que significa cada um desses termos, e o que são eles, é de suma importância para você cliente no momento da contratação. Para que o cliente compre um produto ou serviço e não tenha frustrações no futuro ou arrependimento, é importante que ele conheça muito bem o que está comprando ou contratando. Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar sobre o que é a franquia de seguro auto e quais tipos de franquia existem, além de qual será a melhor para você no momento da contratação do seu seguro auto.

O que é a franquia de seguro auto?

Se você está pensando em contratar um seguro auto pela primeira vez e ainda não ouviu falar sobre franquia de seguro auto, você deve imaginar que ao contratar o seguro auto, você só vai pagar as parcelas do seu seguro, certo? No entanto, não é bem assim que funciona. No seguro auto nós temos o que chamamos de franquia. A franquia de seguro auto nada mais é do que uma co-participação do segurado quando ele aciona a seguradora para solicitar indenização a fim de reparar algum dano causado por algum sinistro no veículo.

Tipos de franquia de seguro auto destaque

Vamos pensar no seguinte caso, você saiu com o seu carro para passear, mas acabou batendo contra um poste de energia. O estrago foi bem feito, você liga para a seguradora, faz todos os procedimentos de pedido de indenização, envia os documentos necessários e etc. A seguradora retorna dizendo que o reparo ficou em torno de 4 mil reais. Só que desses 4 mil reais, você paga mil reais. Isso é a taxa de franquia. Se você sofrer algum outro sinistro, e suponhamos que o custo de reparo seja 5 mil reais, você de novo vai ter que pagar mil reais, e a seguradora paga os outros 4 mil reais. Sendo assim, você arca com parte do custo do reparo. A taxa de franquia de seguro auto fica fixada na sua apólice, e você pode escolher entre alguns tipos de franquia que vão interferir no valor do seu seguro.

Qual a função da franquia de seguro auto?

Agora que você sabe o que é a franquia de seguro auto, deve estar se perguntando por que ela existe, alias você já paga pelo seguro, por que tem que pagar toda vez que precisar reparar o veículo também? A taxa de franquia de seguro auto existe para que o segurado dirija com mais prudência. Pense bem, se a franquia de seguro não existisse, a seguradora teria que arcar com todos os custos de reparo provenientes de sinistros, sendo assim, o motorista não teria nenhuma preocupação. Com o segurado participando dos prejuízos causados por sinistros ele tem a tendência de dirigir com mais cautela, e precisamos lembrar que dirigir com mais cuidado é importante para o bem estar de todos no trânsito, não só do próprio motorista. Um outro ponto é que isso evita que motoristas causem algum dano no veículo de forma proposital para usufruir da indenização do seguro.

Tipos de franquia de seguro auto

Dentro da categoria de franquias, o segurado pode escolher entre alguns tipos. Cada tipo é indicado para um perfil específico de motorista.

Franquia normal

A franquia normal é mais utilizada pelos motoristas, você pode encontrar ela por aí com o nome de Franquia Básica. Esse tipo de franquia possui um valor equilibrado entre o valor da taxa de franquia e o preço em si do seguro, por isso é a mais comum. Ela é muito mais indicada para motoristas experientes, e que dirigem com uma frequência muito elevada. Sendo assim, um motorista experiente que dirige bastante, está mais exposto a sinistros, mas tem menos chance dentre outros perfis de motoristas a ter um sinistro pela experiência ao volante, por isso o equilíbrio no valor.

Franquia majorada

A franquia de seguro majorada, tem taxas mais elevadas, ela também é conhecida por franquia ampliada. Essa tipologia de franquia, embora tenha taxas mais elevadas, possui um valor de seguro menor. Ela é muito indicada para quem possui um baixo histórico de sinistros, ou até para quem dirige pouco. Você terá um seguro mais barato, e embora sua taxa de franquia possa ser mais cara, as chances de você ter um sinistro são menores, então não será com frequência que você terá que desembolsar algum valor para reparar o veículo.

Franquia reduzida

A franquia de seguro auto reduzida, assim como a franquia normal, é dos tipos mais escolhidos no mercado. Esse tipo de franquia é indicada para motoristas mais inexperientes que tenham um certa insegurança no volante. Esse perfil geralmente costuma ter mais sinistros que os perfis já citados acima, então a taxa de franquia é bem barata, mas o preço do seguro é mais caro.

Franquia isenta

Esse tipo de franquia é o menos comum de ser ver sendo ofertado no mercado, Neste tipo de franquia o segurado não precisa arcar juntamente com a seguradora nos reparos do veículo, no entanto, a seguradora pode limitar a quantidade de vezes que o segurado pode acionar a seguradora para pedir a indenização.

Atenção, Franquia não é cobrada em caso de perda total

Um outro detalhe que os motoristas precisam estar cientes é que as taxas de franquia de seguro auto são cobradas apenas em caso de danos parciais. Em caso de incêndio, queda de raio, explosão do veículo, e todos os casos de perda total, como roubo e furto, a seguradora indenizará o segurado integralmente em 100% o valor do veículo na tabela FIPE.